quinta-feira, 14 de outubro de 2010

MALA DE VIAGEM...

CURIOSIDADES... PARA QUEM GOSTA DE INSETOS...
O inseto mais empanturrado: As formigas pote-de-mel acumulam néctar no abdomen, que incha de forma impressionante. É uma forma de explorar suas imprevisíveis fontes de alimento.

O inseto com o maior pescoço: O macho do besouro girafa ('Trachelophorus giraffa') usa seu longo pescoço em rituais de acasalamento. Já a fêmea usa o pescoço para cortar e enrolar folhas em forma de charuto, para então colocar ovos dentro dele.


O inseto mais peludo: As abelhas 'Bombus terrestris' tremem para criar calor metabólico suficiente para voar, mas uma vez no ar, a cobertura 'peluda' destes insetos ajuda a protegê-los do frio.


O inseto com as asas mais transparentes: As borboletas com asas de vidro são encontradas em todo o mundo, mas nas florestas tropicais, suas asas fazem com que elas pareçam invisíveis quando estão pousadas em folhas ou flores.


O inseto mais comido por humanos: O pigmento produzido pela fêmeas da cochonilha ('Dactylopius coccus') é usado para colorir alimentos, cosméticos e roupas desde os tempos dos impérios Maia e Asteca.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário